Início Cadastre-se Anunciar Produtos Meu Espaço Dúvidas Fale Conosco
Camilo Tavares Tema Serra Pelada Medida 30x40 A.s.t
Categoria:  Pinturas Número de Visitas: 738 Código do produto: 3882 Tipo de Venda:

  Preço Fixo: R$  330,00

Localizado em: SAO PAULO

Finaliza dia: 06/07/2018
Em:

  Vendedor: ajursp.artes(6)100% P

Usuário desde: 25/05/2008

 Veja todos produtos deste vendedor


  Compradores não pagam comissão. Para comprar tem que estar cadastrado   Clique aqui
    Ver Perguntas desse Produto    Colocar em Meus Favoritos    Indicar a um amigo
  Descrição do produto

CAMILO TAVARES TEMA SERRA PELADA

MEDIDA 30X40 ACRILIC ASOBRE TELA

AJUR SP VENDEDOR E DIVULGADOR DA ARTE NAIF BRASILEIRA

Sobre o artista CAMILO TAVARES

O humor crítico

Pelo riso, o pintor Camilo Eduardo Tavares desnuda e mostra mazelas do mundo em que vivemos em seus quadros. Filho de um imigrante português de Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral, Camilo Eduardo Tavares nasceu em 1932, em São Paulo. Autodidata, começou a pintar por volta dos dez anos, valendo-se de um humor bem popular em seus quadros que mostram escolas de samba, a vida de pequenas cidades interioranas, gafieiras, candomblé e festas folclóricas, como as juninas.

Com cores brilhantes e alegres, colocadas a serviço de um grande senso de observação, ironia e espírito crítico, Tavares trata de batidas policiais em favelas a imagens de capoeira, além de realizar pinturas religiosas e homenagens a profissionais, num estilo mais acadêmico, que lhe valeram, em julho de 2001, inclusive Referência Especial no I Salão de Arte Sacra promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista.

Após sua estréia no Salão Almeida Júnior, em 1973, em São Paulo, seguida de sua primeira individual, no ano seguinte, na Galeria do Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, Tavares obteve reconhecimento nacional e internacional, com telas exibidas na Alemanha, Espanha ? no Museu de Arte Naïf, em Figueras, EUA, França, Itália e México.

Para o crítico de arte Joseph Luyten, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, o artista paulista é um "documentarista de usos e costumes desta terra, que não aparecem em cartões postais nem em catálogos do governo, mas que talvez por isso mesmo são mais reais e humanos".

Tavares, participou também da Bienal de Pintores Naïfs de Piracicaba, em 1996 e em 2000. Nesta última, conseguiu classificação com dois quadros.

O artista também realiza quadros sobre as mais variadas profissões, como engenheiro, médico, advogado ou professor. Permanentemente ligado com a realidade contemporânea, recheia as telas de dizeres, aconselhando as crianças a escovar os destes, no caso do quadro sobre os dentistas, e traçando um comentário sobre os medicamentos genéricos, na tela dedicada aos farmacêuticos.

Consciente de seu talento como artista primitivista de cunho popular, Tavares já declarou: "Não me considero um dos melhores ou famosos artistas, mas tenho a certeza que quando eu morrer, deixarei nos meus quadros a minha presença viva. A maior consideração que tenho é com a arte, a cultura e o folclore, que são a ponte onde repousam toda a grandeza de um povo."

Ele expressa assim os caminhos da própria arte: "Quero somente mostrar coisas vistas ou sentidas originalmente sem imitações ou desvios de qualquer motivo, ato ou ações. Por todos os lugares que andei mostrei meu estilo próprio primitivo no folclore. Nas festas religiosas, nos subúrbios, favelas ou cidades, os meus quadros são carregados de humanismo, amor e realidade, pois quem leva a vida com amor e arte é feliz."

Com seu humor corrosivo da sociedade, imagens espalhadas em narrativas particulares que compõem um todo harmônico e cores geralmente bem brilhantes, o artista paulista transmite vivacidade. Passistas de escolas de samba, cangaceiros ou participantes de festas populares, por exemplo, são mostrados em intensa atividade.

  Peguntas sobre este produto

Não existe perguntas para este produto


  Dados adicionais
  Formas de Pagamento: depósito bancário
  Formas de Envio: a combinar
  Envia para o exterior? : Sim
  Custo do Envio : combinar


  Meus outros produtos desta categoria